terça-feira, 17 de julho de 2012

Receita:Brigadeiro de café

Boa noite pessoal,hoje vou postar uma receitinha de um docinho muito apreciado nas festas infantis, é o famoso brigadeiro,semana passa eu provei,o brigadeiro de colher com sabor de café,fiquei curiosa e fui buscar a receita deste brigadeiro,mas a minha curiosidade foi mais longe eu nunca havia me questionado como surgiu o docinho,a unica ínformação que eu tinha sobre o docinho é que ele é tipicamente brasileiro,então vamos conhecer mais sobre essa nossa delícia.

Brigadeiro

Foto de um brigadeiro.
Brigadeiro (chamado de negrinho no Rio Grande do Sul) é um doce típico da culinária brasileira.É comum em todo o país e está presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com o cajuzinho e o beijinho.
Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura.[1] Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de microondas.
A origem do nome brigadeiro é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado do Rio Grande do Sul antecede ou não o nome brigadeiro.  Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome seria uma uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do Brigadeiro". Com o tempo o nome de "brigadeiro" teria sido dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra

Brigadeiro de café

Receita de Brigadeiro de café
Tempo 1h30
Rendimento 30 Unidades
Dificuldade Fácil
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
1/3 de xícara (chá) de café forte
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
Margarina para untar
Chocolate granulado para passar
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo brando, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela. Transfira para um prato e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos ligeiramente untadas com margarina, passe pelo chocolate granulado e acomode em forminhas.

DICA:
Substitua o café preparado por 1/2 colher (chá) de café solúvel.


Fontes:http://guiadacozinha.uol.com.br/receitas/2363-Receita-de-Brigadeiro-de-cafe
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Brigadeiro_(doce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário